Por Que é Importante Construir Marca no B2B Hoje em Dia?
Embora o ambiente B2B seja muitas vezes associado a negócios racionais e transações comerciais, é importante lembrar que não é um CNPJ frio e calculista o responsável pelas decisões de compra, mas, sim, “pessoas de carne e osso”.
As marcas devem estabelecer uma ligação genuína com seus clientes, mostrando que entendem suas necessidades e estão comprometidas em ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Por que o branding é essencial no B2B?
Estratégias de branding B2B podem ajudar seu negócio a se posicionar de forma estratégica, gerando visibilidade, autoridade e agregando valor ao mesmo tempo.
Apesar do desafio dessa estratégia, os resultados são surpreendentes.
Pense nas marcas icônicas que habitam corações e mentes dos consumidores: Apple, Amazon, Natura, Coca-Cola, Nike…
Agora tente lembrar alguma do B2B.
Não, não é a sua memória falhando, é o branding mesmo que até aqui não foi o principal investimento desse mercado. Um cenário que vai mudar rapidamente nos próximos 10 anos, considerando o relatório Tendências B2B para 2030, do The B2B Institute.
Branding e ativação de vendas: uma combinação poderosa
Os profissionais de marketing bem-sucedidos colhem a demanda de curto prazo de clientes no mercado enquanto criam uma demanda de longo prazo entre aqueles fora do mercado. Em última análise, você precisa tanto de construção de marca quanto de ativação de vendas para expandir um negócio.
O que se observa é uma verdadeira batalha entre a construção da marca e a ativação de vendas, como se uma opção tivesse que vencer a outra.
Na verdade, a grande vitória vem da união de todos os esforços com uma estratégia comum entre marketing e vendas. Essa atuação coordenada é o mais forte diferencial que podemos oferecer ao mercado B2B.
Benefícios do branding no B2B
Listamos aqui os dois principais benefícios de investir em branding para as marcas B2B:
- A construção da marca tem um efeito positivo nas vendas de curto prazo, mesmo que a ativação tenha um efeito imediato mais forte. Estamos muito mais propensos a comprar de empresas das quais já ouvimos falar.
- A marca tem um efeito poderoso nas vendas de longo prazo, enquanto a ativação tem essencialmente zero efeito sobre o crescimento futuro. As vendas de longo prazo são muito mais importantes do que as de curto prazo, especialmente no B2B.
O impacto do marketing de marca é amplo: Nas vendas de longo prazo, no poder de precificação e na aquisição de talentos. Marcas fortes atraem talentos melhores e mais baratos e facilitam sua retenção no longo prazo.
No final do dia, o que conta são as conexões que criamos. E uma marca forte é o elo que conecta tudo isso de maneira eficiente e duradoura.
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