Granado: Como Esse Varejo Centenário Vem Se Reinventando

Inspirada por um livro super interessante de Ruy Castro (Os Perigos do Imperador), sobre episódios curiosos da vida de D. Pedro II, mergulhei numa jornada para estender a riqueza daquele período da história do Brasil. Minha curiosidade me levou a uma descoberta surpreendente: D. Pedro II era cliente da Granado. Sim, aquela mesma Granado das lojas lindas e dos sabonetes perfumados, já marcava presença nos tempos do Brasil Império, consagrada como a Farmácia Oficial da Família Imperial Brasileira.
Com esse novo olhar de empreendedora, espírito sempre presente de marqueteira e alma curiosa, resolvi entender a evolução da Granado, desde sua fundação até hoje. Me deparei com uma história de adaptação, autenticidade e consistência, que me fizeram mais ainda fã dessa marca.

Evolução da Marca

Tudo começou com um português visionário que, seduzido pela exuberância da flora brasileira ao desembarcar no Rio de Janeiro, iniciou um negócio voltado à produção de medicamentos, há mais de 150 anos atrás.
Com o passar dos anos, a Granado transcendeu o universo dos medicamentos para produzir cosméticos e produtos de higiene pessoal. Atualmente, possui um portfólio diversificado, incluindo linhas dedicadas a bebês, crianças e pets, além de uma coleção para o lar, mantendo sempre o compromisso com a qualidade, sustentabilidade e o uso consciente de ingredientes naturais.

Valores conectados ao consumidor moderno

A marca sustenta seu compromisso com inovação e sustentabilidade, enraizada em sua rica história enquanto se projeta para o futuro. A parceria com o Instituto SOS Mata Atlântica, destinando uma parcela das vendas ao reflorestamento, espelha essa visão. A Collab com a marca Isolda e a Coleção Florais recentemente lançada destaca a capacidade da Granado de mesclar tradição e inovação, sempre em busca de novidade e conexão com seus clientes.

Lojas Marcantes

Não podemos  falar da Granado, sem destacar suas lojas. As lojas são verdadeiras cápsulas do tempo que transcendem a simples experiência de compra. Cada espaço é desenhado para contar a rica história da marca, transportando os visitantes para uma era onde a elegância e a atenção aos detalhes reinavam.
Além de serem um deleite para os olhos, as lojas da Granado oferecem uma experiência sensorial completa. Os aromas envolventes dos produtos preenchem o ambiente, convidando os clientes a explorar as fragrâncias e texturas que fizeram da Granado uma marca querida por gerações.

Expansão Européia

As estilosas lojas da Granado agora marcam presença além do Brasil, estabelecendo-se na Europa, em cidades como Londres, Paris e Lisboa. A expansão internacional da marca representa um marco significativo, evidenciando sua capacidade de transpor barreiras culturais e geográficas.
Mais do que um sinal de crescimento e inovação, essa presença global destaca como a Granado leva a riqueza e a singularidade da tradição brasileira para um público internacional.

Inovar sempre

Como não para de se mexer, no calor do verão de 2024, a Granado inaugurou uma Sorveteria, a Granado Verão, concebida para ampliar a experiência sensorial dos clientes e destacar suas colônias de verão. Com produção artesanal, utilizando polpa de frutas frescas e sem aditivos artificiais, a sorveteria oferece não apenas uma indulgência refrescante, mas também uma ponte para o universo da perfumaria da marca. Foi um mega sucesso e durante semanas só se falou disso por aí!
Fazer essa reflexão e perceber o impacto e a inspiração de uma marca brasileira foi incrivelmente valioso! Tanto do ângulo do negócio em si, quanto da perspectiva de branding, há muito a ser aprendido com a Granado, compreendendo o que torna essa empresa, ou melhor, essa instituição brasileira, um caso de sucesso notável.